Apontamentos da aula
Lição nº3
21/9/11
Qual a especifidade do ser humano?
- É preciso estudar as bases genéticas
A genética »» ciência
Lição nº 9
7/10/11
J. Piaget
V
Os genes não são a única »» Sociais, culturais, aprendizagem »» Auto-construção
fonte de conhecimento ambientais V
Inacabamento humano
Quanto pesa o cérebro?
1.300 Kg
» O que é o cérebro?
» Como é constituído?
» Como funciona?
» Qual a sua importância?
Sistema nervoso:
- Neurónios
- Células gliais
Liçao nº 11
12/10/11
Os hemisférios cerebrais estão ligados por um feixe de nervos que se designa por corpo caloso.
Existem dois tipos de hemisférios: O hemisfério direito, responsável pela organização de percepções espaciais e pelo pensamento; O hemisfério esquerdo que é responsável pelo raciocínio e pelo pensamento lógicos, pela linguagem verbal, pela linguagem escrita e pelo cálculo matemático.
Enquanto o hemisfério direito “trabalha” a imaginação, o hemisfério esquerdo “promove” a produção científica. Apesar de diferentes, cooperam e interagem no "pensamento" e processamento da informação tendo funções distintas.
Lição nº 12
14/10/11
O papel das áreas pré-frontais
Se a zona lesada, for o córtex cerebral haverá modificações a um nível psicológico e não a um nível físico. No que se refere aos casos de Gaje e Elliote, António Damásio defende que as relações entre o córtex e as emoções
Funcionam como inibidores ou estimuladores. Isto é: o nosso cérebro consegue inibir uma emoção ou estimula-la. Dai que se for danificada esta zona do córtex pode será afectada a nossa personalidade
Função de suplência ou vicariante, significa que as funções perdidas devido a lesões podem ser recuperadas. Essa recuperação é da responsabilidade das áreas vizinhas da zona lesionada que desempenha as funções da área afectada. Plasticidade.
Instabilidade e mudança dos circuitos sinápticos
O desenvolvimento do cérebro ocorre pelo crescimento em número dos neurónios e das sinapses mas também pela morte e eliminação dos mesmos já que este é um processo de selecção em que se acumulam as conexões que não são necessárias e se mantém as que são eficazes.
Lição nº 13
16/10/11
Lição nº 16
O ser humano é um ser cultural - bio-socio-cultural
Expressões de cultura:
-vestuário Ex. Na Dinamarca não é comum a venda de pijamas
- língua Ex. Há tribos que apenas usam mímica
-objectos Ex. Na Índia a vaca é sagrada
-tradições Ex. Os chineses não tem por habito o cumprimento
-comportamentos Ex. Rituais para comemorar a entrada na adolescência "circuncisão"
-gastonomia
-simbolo
-religião
»» Cultura
»» Padrão cultural
»» Diversidade cultural
»» Expressões de cultura
Lição nº 17
26/10/11
Expressões de cultura (trazidas pelos alunos) :
»» "Puita" - dança africana
»» Casamento combinado - Índia
»» Casamento judaico
»» Bebida turca " Ayran"
»» Ramadão
»» "sevilhanas" - rancho português
»» Matrioscas - Russia
»» Maraca - Cuba
»» Licor Beirão
»» Racletle - Suiça
»» Caneta feita manualmente - Eslovénia
»» A palavra " saudade"
»» Poliandria/ Poligamia
»» Infanticídio
»» "spassiva"
Lição nº 21
8/11/11
Lição nº 22
9/11/11
Lição nº 24
15/11/11
Vinculação, designa a necessidade de estabelecer e desenvolver relações de proximidade com os outros de uma forma afectiva tendo em vista, o equilíbrio, a protecção, o bem-estar e a segurança.
Lição nº25
16/11/11
Trabalhos individuais:
- Cognição social e
Relações interpessoais
- Impressões
-Impressão e categorização
- A formação das impressões
- O efeito das 1ª impressões
- Expectativas
- Expectativas, estatuto e papel
- O efeito das expectativas
- Atitudes
- Componente das atitudes
- Atitudes e comportamento
- Formação e mudança de atitudes
- Dissonância cognitiva
- Representações sociais
- Elaboração das representações sociais
- Funções das representações sociais