Apontamentos da aula

Lição nº3

21/9/11

Qual a especifidade do ser humano?

- É preciso estudar as bases genéticas

 

A genética »» ciência

Lição nº 9

7/10/11

J. Piaget

V

Os genes não são a única  »»  Sociais, culturais, aprendizagem   »»   Auto-construção

fonte de conhecimento                 ambientais                                                        V

                                                                                                Inacabamento humano

 

Quanto pesa o cérebro?

1.300 Kg

» O que é o cérebro?

» Como é constituído?

» Como funciona?

» Qual a sua importância?                                       

Sistema nervoso:

  • Neurónios
  • Células gliais

Liçao nº 11

12/10/11 

 

 

                                                                

Os hemisférios cerebrais estão ligados por um feixe de nervos que se designa por corpo caloso.

Existem dois tipos de hemisférios: O hemisfério direito, responsável pela organização de percepções espaciais e pelo pensamento; O hemisfério esquerdo que é responsável pelo raciocínio e pelo pensamento lógicos, pela linguagem verbal, pela linguagem escrita e pelo cálculo matemático.

Enquanto o hemisfério direito “trabalha” a imaginação, o hemisfério esquerdo “promove” a produção científica. Apesar de diferentes, cooperam e interagem no "pensamento" e processamento  da informação tendo funções distintas.

 

Lição nº 12

14/10/11

O papel das áreas pré-frontais

Se a zona lesada, for o córtex cerebral haverá modificações a um nível psicológico e não a um nível físico. No que se refere aos casos de Gaje e Elliote, António Damásio defende que as relações entre o córtex e as emoções

Funcionam como inibidores ou estimuladores. Isto é: o nosso cérebro consegue inibir uma emoção ou estimula-la. Dai que se for danificada esta zona do córtex pode será afectada a nossa personalidade

 

Função de suplência ou vicariante, significa que as funções perdidas devido a lesões podem ser recuperadas. Essa recuperação é da responsabilidade das áreas vizinhas da zona lesionada que desempenha as funções da área afectada. Plasticidade.

 

Instabilidade e mudança dos circuitos sinápticos

O desenvolvimento do cérebro ocorre pelo crescimento em número dos neurónios e das sinapses mas também pela morte e eliminação dos mesmos já que este é um processo de selecção em que se acumulam as conexões que não são necessárias e se mantém as que são eficazes.

 

Lição nº 13

16/10/11

Lição nº 16

O ser humano é um ser cultural - bio-socio-cultural

 

Expressões de cultura:

-vestuário    Ex. Na Dinamarca não é comum a venda de pijamas

- língua       Ex. Há tribos que apenas usam mímica

-objectos    Ex. Na Índia a vaca é sagrada

-tradições   Ex. Os chineses não tem por habito o cumprimento

-comportamentos  Ex. Rituais para comemorar a entrada na adolescência "circuncisão"

-gastonomia

-simbolo

-religião

 

»» Cultura

»» Padrão cultural

»» Diversidade cultural

»» Expressões de cultura

 

Lição nº 17

26/10/11

 

Expressões de cultura (trazidas pelos alunos) :

»» "Puita" - dança africana

»» Casamento combinado - Índia

»» Casamento judaico

»» Bebida turca " Ayran"

»» Ramadão

»» "sevilhanas" - rancho português

»» Matrioscas - Russia

»» Maraca - Cuba

»» Licor Beirão

»»  Racletle - Suiça

»» Caneta feita manualmente - Eslovénia

»» A palavra " saudade"

»» Poliandria/ Poligamia

»» Infanticídio

»» "spassiva"

 

Lição nº 21

8/11/11

 

Lição nº 22

9/11/11

 

 

Lição nº 24

15/11/11

Vinculação, designa a necessidade de estabelecer e desenvolver relações de proximidade com os outros de uma forma afectiva tendo em vista, o equilíbrio, a protecção, o bem-estar e a segurança.

 

 

Lição nº25

16/11/11

Trabalhos individuais:

  • Cognição social e

             Relações interpessoais

 

  • Impressões

-Impressão e categorização

- A formação das impressões

- O efeito das 1ª impressões

 

  • Expectativas

- Expectativas, estatuto e papel

- O efeito das expectativas

 

  • Atitudes

- Componente das atitudes

- Atitudes e comportamento

- Formação e mudança de atitudes

 

  • Dissonância cognitiva

 

  • Representações sociais

         - Elaboração das representações sociais

         - Funções das representações sociais